1
Análise de viabilidade de projetos
Deseja fazer um investimento em geração distribuída de energia? Para isso, é necessário estudar seu projeto sob três óticas distintas e complementares (regulatória, técnica e financeira), que em conjunto darão segurança necessária para maximizar seus lucros e comporão seu plano de negócios.
As fases de uma análise de viabilidade de um projeto de geração distribuída de energia, em mais detalhes, são:
Regulatória
Análise das normas técnicas e leis vigentes no mercado, na qual consultor mostrará as possibilidades legais para que o investidor alcance o objetivo do projeto, como modalidades de geração de energia, tipos de clientes possíveis, tipos de conexão elétrica etc.
Técnica
Análise que define os requisitos técnicos mínimos para o projeto, como equipamentos a serem usados, áreas disponíveis, tipos de usinas, facilidade de implantação e operação, sempre buscando alcançar o objetivo de geração de energia e redução de CAPEX e OPEX.
Financeira
Análise dos resultados financeiros das possibilidades de projeto encontradas nas outras duas opções, concluindo o estudo com a comparação dos principais indicadores financeiros sob ponto de vista do investidor.
2
Engenharia do proprietário
Após a definição do projeto a ser conduzido através da análise de viabilidade, será necessário desenvolver as atividades de engenharia para que a usina geradora de energia cumpra os objetivos traçados (geração de energia, vida útil, atividades de operação etc).
Grande parte dos investidores não possui em sua equipe conhecimento técnico suficiente para desenvolver estes projetos e garantir o cumprimento dos planos de forma otimizada. Assim, contratar serviços de engenharia do proprietário é o caminho mais seguro a ser seguido.
Este trabalho visa entregar ao investidor o conhecimento técnico de engenharia e gerenciamento de projetos necessário para que o investimento aportado no projeto seja mínimo, o projeto seja seguro e rentável, como foi planejado na análise de viabilidade.
As principais atividades são:
-
Desenvolvimento do anteprojeto de engenharia;
-
Desenvolvimento do anteprojeto de engenharia;
- Equipamentos e materiais;
- Equipes dos fornecedores de serviços;
- Atividades de gerenciamento de projetos.
-
Avaliação técnica em projetos básicos e executivos;
-
Avaliação da documentação de gerenciamento de projetos (planejamento e execução);
-
Acompanhamento do projeto com reuniões periódicas com os fornecedores;
-
Visitas à obra de implantação para vistorias de qualidade.
Em resumo, as atividades de engenharia do proprietário garantem a qualidade do produto do projeto, a usina geradora.
Clientes desses serviços:
3
Simulações em software PVsyst
O PVsyst é o software de simulação de geração de energia em usinas fotovoltaicas mais usado e aceito no mundo.
Por exigir extremo conhecimento técnico sobre usinas fotovoltaicas, além de uma licença a ser renovada anualmente, grande parte das empresas não tem a possibilidade de desenvolver simulações a nível profissional neste software.
O consultor oferece os serviços, sempre com foco na maior geração de energia:
-
Dimensionamento de usinas fotovoltaicas;
-
Comparação entre projetos;
-
Desenvolvimento de layouts otimizados de usinas.
Além disso, são feitas simulações a nível de projeto executivo, considerando:
-
Todas as perdas detalhadas de acordo com o projeto executivo;
-
Topografia do terreno;
-
Fontes de sombreamento completas.
4
Treinamentos técnicos
Sua equipe é jovem ou tem pouco tempo no mercado de geração distribuída? O consultor oferece treinamentos técnicos relacionados a este mercado, feitos especificamente para preencher as lacunas de conhecimento da sua equipe.
Os principais temas de treinamentos são:
-
Normas e regulação;
-
Otimização e boas práticas de projetos executivos;
-
Software PVsyst;
-
Gerenciamento de projetos em geração distribuída;
-
Tecnologias dos principais equipamentos de uma usina fotovoltaica;
-
Análise financeira de projetos de geração distribuída.
Clientes desses serviços:
5
Melhoria de processos e gerenciamento de projetos
As empresas integradoras de geração distribuída tendem a crescer orgânica, sem um grande nível de planejamento devido ao volume de projetos em que se envolvem simultaneamente.
Assim, nem sempre os processos internos das equipes funcionais e as práticas de gerenciamento de projetos são adequadas para que os projetos sejam executados com qualidade, segurança e com o menor custo possível.
O consultor oferece consultoria para melhoria destes processos internos e das práticas de gerenciamento de projetos da empresa, levando a empresa a um nível operacional mais elevado e protegendo as margens de lucro definidas no momento da precificação dos projetos.
Clientes desses serviços:
6
Operação assistida
A operação assistida é um projeto que combina parte dos treinamentos técnicos e parte da consultoria de processos e gerenciamento de projetos.
Este projeto foi pensado para transmitir para a empresa integradora grande parte do conhecimento do consultor de forma suave e sem grande interferência no dia a dia da empresa, com o objetivo de gerar melhorias na eficiência operacional de todos os departamentos da empresa e, consequentemente, menor índice de retrabalho e maior lucro.
O projeto é feito a partir de reuniões semanais, sendo o volume delas definido a partir da necessidade da empresa e seus funcionários chave, nas quais o consultor identifica os principais gargalos da empresa e sugere formas de eliminar suas causas.
O desenvolvimento das atividades fica a cargo dos funcionários chave de cada departamento, com o consultor servindo de apoio e guia para que eles alcancem o resultado desejado.